Por: A Tribuna
08/02/2024
19:02

Amparo celebra a conquista do Selo Arte recebida por um produtor de mel, tornando-se a terceira cidade do estado a ter essa certificação emitida pelo município para comercialização de produtos artesanais.

Amparo tem se destacado nas concessões do Selo Arte, especialmente para as agroindústrias com inspeção municipal.

O Selo Arte, concedido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), permite a comercialização nacional de produtos artesanais com inspeção municipal ou estadual. Em São Paulo, mais de 200 produtos já foram autorizados a utilizar o Selo Arte, sendo 46 deles com Serviços de Inspeção Municipal (SIM).

O processo de concessão do Selo Arte para as agroindústrias inspecionadas por SIMs ganhou impulso nos últimos meses, destacando a riqueza da produção paulista. Desde outubro do ano passado, o Mapa tem recebido as demandas diretamente das superintendências estaduais, agilizando o processo.

No caso de Amparo, outros estabelecimentos também estão em processo de adequação para solicitarem a autorização. O Selo Arte é emitido por produto, não por agroindústria, e destaca a singularidade e tradição dos produtos regionais.

João Eduardo Benedetti, proprietário da Benedetti Apicultura, expressou sua gratidão pelo apoio da Prefeitura de Amparo no processo de obtenção do Selo Arte. Ele destacou a importância da certificação para expandir o mercado e valorizar produtos artesanais, ressaltando que a apicultura é uma tradição familiar centenária em sua fazenda.

"Esse selo muda tudo porque vamos ampliar nosso consumidor final. Até então, só podíamos vender em Amparo, mas estamos em uma região turística e vamos expandir a distribuição. O turista valoriza os produtos artesanais", afirmou João Eduardo.

O produtor expressou sua gratidão à equipe da Prefeitura de Amparo pelo apoio desde o início do processo. A veterinária Mariana Machado, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Amparo, desempenhou um papel fundamental na obtenção do Selo Arte.

“É uma conquista não apenas para nossa empresa, mas para toda a comunidade de Amparo. Um reconhecimento da tradição, qualidade e excelência dos nossos produtos”, concluiu o ganhador do selo.  

O Selo Arte é direcionado a produtos singulares que preservam a tradição e a cultura regional. Guilherme Campos, superintendente da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP), enfatizou que o Mapa espera um aumento na demanda, destacando a rica produção de queijos, manteigas, doce de leite, méis e subprodutos de carnes e pescados em São Paulo.

A qualidade dos produtos é um ponto crucial para a concessão do Selo Arte. Rodrigo Cortez, chefe substituto da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA-SP, ressaltou que o registro regular junto aos serviços de inspeção é um pré-requisito essencial.

"A partir deste ano, as superintendências estaduais realizarão auditorias junto aos estabelecimentos com Selo Arte para confirmar se os produtos atendem aos critérios de artesanalidade e demais normativas do Mapa", afirmou Rodrigo Cortez.

Para mais informações e consultas sobre o Selo Arte, entre em contato com o Serviço de Inspeção Municipal (19) 3807-9088.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78